25/03/2024

Como declarar imóveis no imposto de renda 2024?

A Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2024 deve ser entregue entre o dia 15 de março e 31 de maio. 

Compras, vendas e até fundos imobiliários fazem parte da lista de itens que os contribuintes precisam declarar. 

O setor é complexo e mesmo aquelas pessoas que são isentas da declaração, ou seja, que possuem a renda tributável inferior a R$28.559,70, precisam preencher o documento se possuírem um ou mais imóveis avaliados em mais de R$ 300 mil. 

Para declarar a posse de um imóvel, o contribuinte precisa abrir o programa da Receita Federal e procurar a aba Bens e Direitos. Clique em “Novo” no canto inferior direito e, na aba “Grupo”, selecione a opção 01- Bens Imóveis. 

Em código, informe o tipo do imóvel: o código 12, por exemplo, equivale a “Casa”; o 11 é para “Apartamento”, o 13 é para “Terreno” e é possível até adicionar “1 – Prédio Residencial”.

Quando fizer isso, novas informações vão se abrir na tela. São caixas para dar mais detalhes do imóvel, como Logradouro, Número, Bairro/Distrito, Estado e CEP. Também é necessário determinar a área total do imóvel, a data de aquisição, confirmar se ele está registrado em cartório e indicar qual cartório é.

No campo Discriminação, você deve informar mais detalhes do bem, como a data e a forma de aquisição, informações sobre o condomínio e, dependendo do tipo de imóvel, é recomendável enviar o número do IPTU ou municipal.

Veja mais detalhes: https://imoveis.estadao.com.br/noticias/como-declarar-imoveis-no-imposto-de-renda-em-2024/

Como declarar imóveis no imposto de renda 2024?

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 25/03/2024 às 08:21