29/10/2021

Operação conjunta fiscaliza empresas de consórcios em Dourados

Operação conjunta, entre o CRECI-MS e o Procon de Dourados, fiscalizou nesta quinta, 28, mais denúncias de empresas que atuam no ramo de venda de consórcios.  Foram ao todo três empresas fiscalizadas na cidade. A fiscalização constatou dois casos de exercício ilegal da profissão, sendo realizada orientação para correção dos anúncios.

A ação contou com a parceria do Procon de Dourados que fiscalizou o alvará de funcionamento das empresas, bem como a regularidade junto ao banco central.

A ação ocorrida em Dourados tem como objetivo coibir e apurar irregularidades cometidas pelas empresas, como propaganda enganosa e exercício ilegal da profissão de Corretor de Imóveis.

Campo Grande

Em operação parecida realizada em setembro desse ano pelo CRECI-MS/PROCON-MS/DECON-MS, quatro empresas foram interditadas em Campo Grande. A partir do trabalho investigativo do departamento de fiscalização, o CRECI-MS levou denúncias aos demais órgãos sobre irregularidades cometidas por empresas de consórcio na capital.


Vendedores de consórcios se utilizam de propaganda enganosa e que podem caracterizar exercício ilegal da profissão de corretores de imóveis. Na prática, eles utilizam imagens de imóveis à venda na internet e fazem anúncios oferecendo parcelas acessíveis, sem burocracia e sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito “SPC e Serasa”.  Os consumidores acreditam que estão comprando o imóvel do anúncio, mas só depois vão saber que compraram um consórcio e que terão que esperar o sorteio ou dar um lance para retirar uma carta de crédito.

Corretores de Imóveis e população em geral podem denunciar atuação ilegal e irregularidades. As denúncias são anônimas. WhatsApp para denúncia: (67) 9 9234-8680.⠀⠀⠀⠀⠀

Você ainda pode consultar se o seu corretor de imóveis é habilitado pela busca no portal do Conselho: https://www.crecims.conselho.net.br/form_pesquisa_cadastro_geral_site.php

Operação conjunta fiscaliza empresas de consórcios em Dourados

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 06/11/2021 às 18:27