30/03/2020

CRECI-MS apoia doação de sangue durante o período de isolamento social

A doação de sangue não pode parar. Esta é a recomendação do Ministério da Saúde, lembrando da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue. O CRECI-MS apoia a iniciativa e estimula que corretores de imóveis que já são doadores de sangue continuem com o ato solidário. Aqueles que ainda não doam podem aproveitar o período de baixa de estoque nos bancos de sangue para se tornar um doador de sangue.

A orientação do órgão à população é que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.

A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, os cerca de 32 hemocentros no país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia - onde também são feitas coletas e uso do sangue -, estão preparados. Todas esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.

Em Mato Grosso do Sul, a orientação do Hemosul é que seja feito o agendamento de cada doador por meio dos canais oficiais do órgão. 

Na Capital o agendamento pode ser feito pelo telefone fixo (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatsapp, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

Mais informações nos sites www.saude.gov.br e http://www.hemosul.ms.gov.br/

Texto com informações do Ministério da Saúde e Hemosul

CRECI-MS apoia doação de sangue durante o período de isolamento social

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 30/03/2020 às 14:13