• AdvertiseAdvertise

15/12/2016

CRECI-MS reúne delegados em Encontro na Capital

 

Mais de 100 delegados setoriais, municipais e regionais se reuniram em Campo Grande para compartilhar experiências e agregar conhecimentos durante o XI Encontro de Delegados, iniciativo do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 14ª Região (CRECI-MS). O presidente do Conselho Federal (COFECI), João Teodoro da Silva, abriu a programação de palestras falando sobre atualidades do mercado imobiliário nacional.

 

Saudando a todos, o presidente do CRECI-MS, Delso José de Souza, fez a abertura oficial do evento, sediado no Eco Hotel do Lago, um espaço na área rural de Campo Grande que permitiu aos participantes contemplar a natureza característica do cerrado de Mato Grosso do Sul. Sobre o Encontro, Delso ressaltou a satisfação de poder promover um evento com foco no aperfeiçoamento das atividades desempenhadas pelos delegados no interior e na Capital.

 

“É um momento único de celebração do conhecimento, em que contamos com o prestígio de receber o presidente do COFECI, conselheiros federais e do presidente de CRECI parceiro, conduta essa que só reforça a importância dos delegados na construção de um Sistema COFECI/CRECI mais forte e valorizado”, afirmou Delso. O presidente do CRECI Goiás, Oscar Hugo, também participou do Encontro, ministrando palestra e participando dos debates.

 

Abordando o cenário atual do mercado imobiliário, o presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, iniciou sua palestra relatando o início de sua carreira na atividade de corretor de imóveis em 1972. Relatou os percalços que enfrentou, falou sobre as crises econômicas que já atingiram o País e deixou uma mensagem positiva a todos os profissionais, aconselhando-os a aproveitarem os momentos bons da economia e se preparem para eventuais baixas no mercado. “Todas as crises são superadas, só precisamos nos preparar. Já passamos por ótimos momentos no mercado imobiliário, como o de 2005 a 2013. Agora, temos que ter confiança em 2017”, destacou. “Como representantes da nossa categoria, temos a obrigação de pregar o otimismo entre nossos pares”, recomendou João Teodoro.

 

A palestra a seguir foi apresentada pelo superintendente do COFECI, André Bravim, e pelo conselheiro federal do CRECI-AM/RR, Paschoal Guimarães, momento em que falaram sobre a história da profissão e criação do Sistema COFECI/CRECI, além da legislação afeta à área, funções e atribuições dos delegados. O conteúdo da palestra pode ser acompanhado no Manual do Delegado, publicação do CRECI-MS que foi entregue aos corretores de imóveis. Todos receberam um exemplar do Manual, bem como certificado de participação, placa de identificação e adesivo de identificação veicular.

 

O primeiro dia de evento teve encerramento com um bate-papo com o presidente do CRECI Mato Grosso do Sul. Delso destacou a importância da união dos corretores de imóveis de todo o Estado, em favor de uma categoria forte e valorizada. “Os delegados são os representantes do CRECI-MS em seus municípios. É essencial que estejam atualizados e em sintonia com o Conselho. Esse encontro busca alinhar o trabalho desempenhado por eles e permitir a troca de experiências e conhecimento”, afirmou. Outro ponto de destaque para o presidente é o fato de que o Estado é que mais tem delegados em todo o Sistema COFECI/CRECI. “Somos muito bem representados. Temos 206 delegados em um universo de 5 mil corretores de imóveis”, esclareceu.

 

A abertura do segundo dia de evento ficou por conta do presidente do CRECI Goiás e diretor pedagógico do COFECI, Oscar Hugo, que apresentou as funções do delegado e suas responsabilidades perante o Conselho Regional. Sobre a cooperação entre os CRECIs, MS e GO, o presidente ressaltou o trabalho feito em conjunto de fiscalização nas cidades limítrofes dos estados vizinhos. “Já realizamos outros encontros anteriormente e isso facilita nosso trabalho de parceria. Reunir os delegados em um evento como este é o melhor meio de definir as diretrizes de trabalho, para que haja unicidade nas decisões e ações deles no interior”, ressaltou.

 

O encontro contou com a palestra, do promotor de justiça do Ministério Público Estadual, Humberto Ferri, que falou sobre Direito do Consumidor e mercado imobiliário. Encerrando a programação, o conselheiro federal do CRECI-MS, Claudemir das Neves, falou sobre fiscalização nacional.

 

Balanço – A participação dos delegados nos dois dias de evento permitiu o compartilhamento de experiências, aprofundamento de conhecimento em legislação e atribuições. Os assuntos que mais despertaram interesse nos participantes foram aqueles relacionados à legislação específica da área, mas também Direito do Consumidor e funções dos delegados.

 

O delegado setorial de Campo Grande, João Carlos Paes, credita o sucesso do Encontro na “oportunidade de aprimorar o conhecimento com palestras que norteiam a atividade de delegado, principalmente, como orientador nas localidades em que atuam”. Para o delegado municipal de Água Clara, José Horácio Alexandre Nenartavis o evento foi positivo. “Saímos daqui com mais subsídio de convencer os colegas a participarem e se regularizem junto ao Conselho. Assuntos sobre o que é ser delegado, suas funções e prerrogativas e direito do consumidor merecem destaque, além, claro da oportunidade de estreitar uma rede de contatos com outros corretores de imóveis”.

 

“O delegado precisa se atualizar sobre legislação e essa é uma oportunidade única e necessária de reunião com os colegas de outras localidades”, afirmou o delegado setorial de Dourados, Roberto Hochica. O balanço positivo do Encontro foi comemorado pela coordenadora da Comissão de Eventos, Rosemary Miranda Mendes, “ser delegado é ser a segunda voz do presidente do CRECI-MS, por isso esse Encontro é tão importante e busca orientar esses profissionais na sua atuação”.

 

“Trabalhamos com muita dedicação e o resultado que temos é saber que os delegados estão preparados e amparados em conhecimento sobre o Sistema para atuarem com mais segurança nos municípios. São representantes do Conselho que contam com todo o amparo da equipe CRECI-MS e estão prontos para defenderem a categoria com independência e segurança”, finalizou o presidente do CRECI-MS, Delso José de Souza.

adv_banner
adv_banner
adv_banner
adv_banner
adv_banner
adv_banner
adv_banner
adv_banner